Periodontia

A periodontia é parte da odontologia que que trata das doenças gengivais ( doenças periodontais) e também é responsável pelos tratamentos estéticos na gengiva (plásticas gengivais, clareamentos gengivais entre outros):

A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.

Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A doença periodontal pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.

Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes.

A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes, devido ao acúmulo de tártaro, à inflamação destas estruturas, com seu comprometimento e destruição, pela ação bacteriana,  colaborando para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária. A doença periodontal tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e em fumantes (Periodontite)

As doenças periodontais como todas as doenças, quando o diagnóstico é feito de maneira precoce o prognóstico é mais favorável.

Tipos de Doenças gengivais:

Gengivite

Doença em estágio inicial caracterizada pela vermelhidão das gengivas, geralmente associado a sangramento, causada pelo acúmulo de placa bacteriana.
Periodontite

É a progressão da gengivite que se for não tratada precocemente, leva a perda óssea e mobilidade dos dentes, sendo ela uma doença crônica.
Plástica Gengival

É a cirurgia reconstrutora gengival, de recobrimento de raízes expostas, de aumento de espessura no caso de gengivas finas (onde até podem aparecer escurecimentos, devido à pinos ou raízes com canal tratado).

Essa cirurgia melhora a estética vermelha, ou seja, a estética da gengiva que tem que estar em harmonia com a estética branca, os dentes em si.

Rua Dr. Neto de Araújo, 320 - Cj. 208
Vila Mariana (Próximo ao Metrô)
São Paulo - SP

contato@odontociop.com.br