Ortodontia e Ortopedia
Qual a diferença?
Ortodontia
O tratamento ortodonticos promovem de maneira plenejada movimentação dentária, com o objetivo de posicionar os dentes na posição correta;
Ortopedia
Nesse caso, o tratamento atua nas correções estruturais ( esqueléticas), que são conseguidas com muito mais eficiência em crianças, evitando problemas mais severos futuros; Nos adultos, correções esqueletais, especialmente os casos mais severos, normalmente são feitas com auxílio das cirurgias Ortognáticas;
Ortodontia Preventiva
- Evita ou impede que um problema se instale;
- Geralmente o tratamento é feito com aparelhos removíveis.
Ortodontia Interceptativa
- Bloqueia e corrige o problema em fase de instalação;
- Realizada no período da dentição mista ou permanente.
Ortodontia Corretiva
- Corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
- O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Aparelhos Autoligantes Estéticos
Nesse aparelho também são substituidas as "borrachinhas" por "clips", que além de facilitar a movimentação dos dentes, aumenta a estética do aparelho, pois as borrachinhas transparentes do aparelho estético convencional com o passar do tempo amarelam, o que não ocorre com os Aparelhos Autoligantes Estéticos.
Ortodontia Lingual
O aparelho ortodôntico é fixado na face de trás do dente