Periodontia
A periodontia é parte da odontologia que que trata das doenças gengivais ( doenças periodontais) e também é responsável pelos tratamentos estéticos na gengiva (plásticas gengivais, clareamentos gengivais entre outros):
A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.
Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A doença periodontal pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.
Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes.
A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes, devido ao acúmulo de tártaro, à inflamação destas estruturas, com seu comprometimento e destruição, pela ação bacteriana, colaborando para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária. A doença periodontal tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e em fumantes (Periodontite)
As doenças periodontais como todas as doenças, quando o diagnóstico é feito de maneira precoce o prognóstico é mais favorável.
Tipos de Doenças gengivais:
Gengivite
Periodontite
Plástica Gengival
É a cirurgia reconstrutora gengival, de recobrimento de raízes expostas, de aumento de espessura no caso de gengivas finas (onde até podem aparecer escurecimentos, devido à pinos ou raízes com canal tratado).
Essa cirurgia melhora a estética vermelha, ou seja, a estética da gengiva que tem que estar em harmonia com a estética branca, os dentes em si.